sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

FLASH GORDON

Com o sucesso do filme nos cinemas, a Kibon lançou o álbum de figurinhas em 1981. As crianças juntavam 3 palitos de sorvetes (Kibon é claro!) e trocavam nos jornaleiros por um pacotinho com 6 figurinhas.

Lembro que eu e meus colegas ficávamos horas procurando palitos nas ruas..rs. Alguns palitos vinham premiados e davam bicicletas, patins, entre outros.





AMAR É...

Um dos passatempos da garotada oitentista era colecionar figurinhas. O intuito principal era preencher o álbum, as repetidas eram trocadas entre os colegas. Você podia também ganhar ou perder figurinhas no jogo do bafo, lembram?

"Amar é..." foi um enorme sucesso entre as meninas, as figurinhas vinham com frases que começavam com "amar é..." e ilustradas com um casalzinho nú.

FALCON

Todo menino queria ter um Falcon. Lembram do "Falcon Caça tesouro submarino", era o sonho de consumo de muitas crianças oitentistas.

O boneco vinha com roupa e capacete especiais de mergulho. Tinha também o modelo olhos de águia, que movia os olhos para os lados.

POGOBOL

As crianças pulavam de tanta alegria. As mães ficavam doidas da vida com tantos pulos dentro de casa. Era no quintal, na sala, na cozinha e até para ir ao banheiro.

O formato do brinquedo parecia com o planeta Saturno, com uma grande bola de borracha e um aro ao redor.

CUBO MÁGICO

Você já perdeu horas tentando decifrar um Cubo Mágico?

Para quem não sabe ou não se lembra era um jogo de seis lados com cores diferentes onde voce "embaralhava" as cores e depois tentava por em ordem.

Lembro-me que tinha até uma fórmula para resolver o "problema". Alguns, quando não conseguiam decifrar, apelavam para descolar os adesivos coloridos e depois colarem novamente na ordem.

GENIUS

O primeiro jogo eletrônico vendido no Brasil foi o Genius, lançado em 1978 pela Estrela. Nos Estados Unidos, o mesmo jogo se chamava Simon.

Quatro luzes se acendiam de forma variada e o jogador tinha de repetir a seqüência. O acende-apaga das luzes vinha seguido de sons que lembravam a trilha do filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau.

BAMBALALÃO

Tendo como apresentadores: Gigi Anheli, Silvana Teixeira, Palhaço Tic Tac e Chiquinho Brandão, Bambalalão foi um enorme sucesso da Tv Cultura que embalou a infância de muita gente, por fazer linha educativa.

O cenário era um circo e tinha jogos, brincadeiras, mímica, teatro, canções e contos infantis. Entre os quadros do programa, estavam "Sessão Matinê", "Os Bambas da Turma", "O Correio" e "Quem Quiser Que Conte Outra", onde Gigi contava histórias para as crianças no palco. E ao final de cada conto ela sempre falava a frase: "Essa história entrou por uma porta e saiu pela outra e quem quiser que conte outra!".



TV TUTTI FRUTTI

Comandada pela Turma do Girimum, uma turminha muito divertida formada por vários vegetais. Além do próprio Girimum, que era o líder do grupo, a turminha tinha o Paçoca que comandava um grupo de amendoins cangaceiros, Joelmil, um sabugo de milho, era uma versão vegetal do jornalista Joelmir Betting, que na época apresentava um tele-jornal na Bandeirantes.

Os personagens foram criados pelo Estúdio Ely Barbosa (estúdio do irmão do novelista Benedito Ruy Barbosa) e eram uma ótima diversão nas longínquas tardes dos anos 80.


TV FOFÃO

O programa era apresentado por Fofão, aquele mesmo do Balão Mágico. Com o fim do programa na TV Globo o personagem já muito famoso foi convidado para apresentar um programa próprio na TV Bandeirantes.

O Tv Fofão, com patrocínio da Dizioli, seguia o mesmo formato dos infantis da época, com apresentação de desenhos, musicais e pequenas encenações de humor, que na época contava com Sandra Anenberg no elenco.

O programa foi encerrado em 1989, mas o personagem Fofão se despedia da televisão com chave de ouro, o lançamento de um longa-metragem pela Fofão Filmes: o "Fofão e a Nave Sem Rumo", exibido em cadeia nacional de cinemas e no exterior.


TV CRIANÇA

O programa contou com vários apresentadores: Viviane, Acácio Frauches, Dando, Ticiane Pinheiro, Cibele Colososchi, Sandra Anemberg (atualmente jornalista da Tv Globo) e Mônica, e passava na TV Bandeirantes no período da tarde, às 15 horas.

Na abertura, que tinha imagens da "Cidade da Criança" (localizada em São Bernardo do Campo), tocava aquela musiquinha "Ser Criança não é brincadeira... Ser criança não é mole não!".

Tinha jogos, brincadeiras e competições entre as equipes infantis, além dos desenhos animados, em sua maioria da Hanna-Barbera: Herculóides, Pepe Legal, Dom Pixote, O Esquilo Sem Grilo, A Corrida Maluca, Os Impossíveis, A Formiga Atômica, Zé Buscapé, entre outros.

TURMA DO LAMBE-LAMBE

"Olá amiguinhos, alô alô turma de casa". Assim iniciava o programa com o apresentador Daniel Azulay, lembram?

A turma era composta pelos personagens: Ritinha que sonhava em ter um negócio próprio, a arteira e confuseira Damiana, a vaidosa e sentimental vaquinha Gilda, o malabarista Tristinho, o tagarela e grande mágico Pita, a galinha cozinheira Xicória que vivia servindo de cobaia para o sábio Professor Pirajá, um grande conhecedor de diversas ciências, além do tímido Piparote.

As crianças se divertiam com as situações inusitadas e muito engraçadas vividas diariamente pela Turma do Lambe-Lambe, enquanto se debruçavam com o canetão na mão vendo Daniel Azulay desenhar em sua lousa. O apresentador também mostrava como transformar sucata em brinquedo. Tinha ainda o quadro "Pincel Mágico": Azulay passava o pincel na tela e uma imagem aos poucos ia aparecendo.

XOU DA XUXA

Dos programas infantis foi sem dúvida o de maior sucesso da tv brasileira, transformando a apresentadora Xuxa na "Rainha dos Baixinhos".

Na abertura, a loira chegava numa nave espacial ao som da canção "Doce, Doce" coberta de luzes e pompons. O programa era ambientado num grande parque de diversões com um cenário repleto de fantasia. No palco, Xuxa tinha o auxílio das Paquitas e de palhaços, Moderninho, Xuxo, Frentinha, Tomy, Duda Little, as Irmãs Metralhas.

"Quem vai ganhar meninas ou meninos?". Uma competição saudável entre crianças eram o ponto forte do programa, desde o início elas já faziam muito sucesso, as mais conhecidas foram : A Dança das Cadeiras, Pula Corda, está que mais tarde até ganhou uma música feita pelo grupo Trem da Alegria, Bola No Gol, Que Música é Essa?

A frase: "Um Beijo pra minha mãe pro meu pai e especialmente pra você", virou bordão nacional, pois sempre que os baixinhos iam buscar o presente dados aos vencedores diziam a mesma frase que acabou pegando.

Entre um bloco e outro vários desenhos eram colocados no ar para alegria dos baixinhos, tais como: Caverna do Dragão, Os Smurfs, Snorks, He-Man, Família Dinossauro,ThunderCats, Meu Querido Poney, Homem Aranha, Moranguinho, entre outros.

E para finalizar: "beijinho, beijinho, tchau, tchau!".



BALÃO MÁGICO

Os anos 80 foram recheados de programas infantis. Naquela época as crianças tinham opções de escolher o seu favorito. Se estudasse à tarde, assistia de manhã e vice-versa.

Apresentado por Simony, que já havia estourado no Brasil com o grupo infantil Balão Mágico, e por Fofão, uma espécie de "cachorro extraterrestre" com bochechões, que no início não falava só emitia sons que eram traduzidos pela pequena apresentadora.

Na abertura, ao som de Lindo Balão Azul, Simony e várias crianças apareciam fazendo uma viagem de balão de 38 metros de altura. O programa misturava números musicais, sorteios e desenhos animados como: Os Smurfs, Super Amigos, Os Flintstones, Pato Donald, Homem Pássaro, Popeye, Mulher Aranha, He-Man e She-ra.

O programa foi exibido pela última vez no dia 28 de junho de 1986 para dar lugar ao Xou da Xuxa.


CYBORG

O homem de seis milhões de dólares era um astronauta aposentado, Austin (Lee Majors), que num teste de avião da força aérea norte-americana, sofreu um grave acidente causando-lhe vários ferimentos. Teve que amputar suas pernas, seu braço direito e perdeu seu olho esquerdo.

Para sua sobrevivência, o doutor Rudy Wells, que estava desenvolvendo próteses biônicas para o governo americano, aproveitou a oportunidade e usou Steve como cobaia para testes destes equipamentos.

A partir daí, começou a atuar como agente secreto em diversas missões de riscos. Nas várias aventuras da série, Cyborg enfrentou diversos inimigos como o Pé Grande e até um rival a altura, o Homem de Sete Milhões de Dólares, um andróide comandado por agentes inimigos.


A SUPERMÁQUINA

O policial Michael Long (David Hasselhof) leva um tiro e é salvo pelo milionário Wilton Knight (Richard Basehart). Ele passa a usar o nome Michael Knight e se transforma num cavaleiro solitário do combate ao crime.

No entanto a estrela principal é seu carro: o indestrutível e tagarela K.I.T.T. (Knight Industries Two-Thousand) - um Pontiac Trans AM adaptado.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

AS PANTERAS

As Panteras eram compostas por três personagens: Kelly, Jill e Sabrina, representadas pelas belíssimas atrizes: Jaclyn Smith, Farrah Fawcett e Kate Jackson, respectivamente.

A série falava de três detetives da agência Thousand, que com a colaboração de Bosley e do enigmático Charlie (o chefe do trio), desvendavam os mais complicados mistérios. Recentemente foi criado o longa-metragem da série com diversos efeitos especiais.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

CHIPS

Quem se lembra dos dois policiais boa-pinta da Cafifornia, John Baker e Frank Poncherello? Eles tinham a missão de proteger os cidadãos daquela cidade.

Davam duro no combate ao crime durante o dia, e saiam com a mulherada à noite. Cada episódio continha quatro ou cinco incidentes isolados.

Curiosidades: A sigla "CHIPS" siginificava California Highway Patrol, e a identificação de John e de Ponch era sete-mary-três e sete-mary-quatro, respectivamente. Os dois policiais nunca precisaram sacar suas armas.






segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

GULOSEIMAS

Qual o doce que você mais gostava??

Um ícone dos 80's era o DIPN'LIK, lembram? Aquele pirulito que vinha num pacotinho junto com um pó açucarado colorido. Você mergulhava a bala nele e era só saborear. Tinha de vários sabores: cereja, laranja e uva.

E do Pirocóptero? O próprio nome ja revela: pirulito com helicóptero. Você chupava o pirulito e depois brincava com o palito e a hélice. Colocava-o entre as mãos e as esfregava para que ele saisse voando. Brinquedo simples mas que todos gostavam.

Lembram da raspadinha? Geralmente era vendida nas feiras. O vendedor raspava o bloco de gelo, colocava os pedacinhos num copo plástico e o enchia com groselha.

Quem já se engasgou com uma bala soft? Era tão lisa que as vezes não tinha jeito, entalava na goela. Lembro que um dia minha mãe ficou desesperada e começou a bater em minhas costas..rs

E daquele sorvete de massa fabricado na hora? A máquina transformava o líquido colorido em sorvete, você escolhia o sabor e o sorveteiro abria a torneira da garrafa correspondente. Em alguns segundos o sorvete saia pelo tubo direto para a casquinha.

Também lembro daqueles suquinhos coloridos que eram vendidos nas feiras e que vinham dentro de uma embalagem plástica transparente em formato de animais, carrinhos entre outros.

Recordam dos famosos cigarrinhos de chocolate da Pan? Na embalagem o menino segurava o chocolate entre os dedos como se fosse um cigarro. Isto gerou polêmica e fez com que a Pan alterasse a foto para um menino fazendo sinal de positivo.

Tinha também os chocolates em forma de moeda, lembram? Vinham embrulhados num papel dourado dentro de uma embalagem de papelão em formato de tubo

Falando em chocolate, lembram do Lollo, do Kri, do Surpresa (com figuras de animais), do chokito?

E das bolachas dos Monstrinhos Creck? Vinham com um pedaço faltando que simulava a mordida de um monstro.

Quem já não comeu um delicioso lanchinho Mirabel no intervalo escolar?

Lembram do chocolate Galak? Na embalagem tinha o desenho de um animalzinho segurando um copo de leite. No comercial um garoto sentado num banquinho simulava a ordenha de uma vaca. Ao sair, o balde estava cheio de Galak.

Vocês se lembram dos "gelinhos"? Alguns conheciam como "suquinhos", outros como "geladinhos". Eram saquinhos plásticos finos e compridos, enchidos com algum tipo de líquido, geralmente, ki-suco ou groselha e congelados para que se transformassem em picolés. Com o sucesso das vendas as indústrias lançaram o "gelito".

Recordam dos chicles de bola Ploc Monsters? Aqueles que vinham com figurinhas de monstros alienígenas. Era divertido colecionar.

E das balas juquinha, das jujubas, da paçoca amor, dos dadinhos da Dizioli, do mentex, do mini chicletes, do doce de abóbora em forma de coração, da maria mole, das pipocas e tantos outros doces que deixaram saudades.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

NOSTALGIA

Para iniciar este blog vou postar um texto muito interessante que encontrei no site: http://www.resenhando.com/gente/g8806.htm, por Mary Ellen Farias dos Santos, "Que saudade de ser Fera Neném", e um vídeo de um saudosista postado no Youtube.

Que Saudade de ser Fera Neném

Anos 80 e início dos 90. As opções em brinquedos não eram tantas. Meninas amavam, a Barbie com rosto bastante infantil ou ainda bonecas maiores como por exemplo, Beijoca, Fofa, Quem me Quer, a família de ursinhos de pelúcia Peposo e Peposa, entre outros. Já os meninos deliravam com os carrinhos que batiam e "amassavam", o Forte Apache, a frenética corrida de carrinhos Fuga Maluca ou ainda um Carrinho de Rolemã, construído junto ao pai, primos e amigos.

Na Tv haviam apresentadoras infantis (algumas nem tanto, mas esta era a época da magia e tudo parecia inocente) que viviam no coração dos pequenos: Xuxa ou Angélica, um e outro que gostavam da Mara Maravilha. Grupo favorito? Esta é uma pergunta fácil de responder, para os pequenos, o Trem da Alegria, para os maiorzinhos (para não dizer adolescentes) quem agrada era o internacional Menudo.

Canções que embalavam os sonhos das crianças? Fera Neném, Na Casca do Ovo, Uni, Duni, Tê, a mágica, apaixonante Fliper meu Golfinho Amigo (principalmente para aqueles que chegaram a ver o animal marinho) e a inigualável e inesquecível, He-Man. Do Menudo, não há dúvidas de que a amada era Não se Reprima!

A verdade é que tentaram criar um novo Trem da Alegria, mas não colou. Houveram muitos "Menudos", como por exemplo, Backstreet Boys, N´Sync, ou para ser mais atual, o grupo RBD, Rebelde. Mas, na real? Todos estes grupos tem o seu valor, mas nada como os pioneiros!

Sinônimo de lugar dos sonhos dos pequenos era o parque de diversões, em São Paulo, o Playcenter. Passear pelo corpo humano (literalmente) da Boneca Eva, assistir ao Show dos Ursos, "voar" no Telecombate, divertir-se pra valer no grande e alto Ciclone, fazer caras e caretas nas Sombras Mágicas, bater infinitas vezes a testa no Labirinto com paredes de vidro, assustar-se muito na Casa dos Monstros e encantar-se no passeio da Maria-Fumaça e da Montanha Encantada, isso sem contar na sensação do final dos anos 80, o Orca Show, com apresentações de baleias orca e golfinhos, que posteriormente foi proibido devido a alguns descuidos. Sinceramente... que criança desta época não adorou tomar um banho da orca?

Realmente o tempo passou! Embora existam muitas casas de shows que resgatem um pedaço deste momento, infelizmente muitas coisas não podem voltar. Um exemplo é o parque de diversões Playcenter que diminuiu de tamanho. É certo que nada o irá tirar do nosso coração, já que marcou a infância de muitos e muitos adolescentes e adultos do século XXI.Embora não tenhamos a montanha-russa Tornado e a Super Jet, agora há uma no estilo chamada Windstorm, ou ainda se não encontrarmos o Alpen Blitz, o Concorde, a Montanha-Encantada, o Teleférico Espacial, o La Bamba (brinquedo era o ponto de encontro da minha família quando alguém se perdia) e o Hang Ten, temos o enorme elevador Turbo Drop, o aquático Splash, a Barca Viking, o pêndulo Evolution e o maravilhoso Boomerang.As coisas mudaram com o tempo? Sim, e muito. Contudo, para reviver esses excelentes momentos que marcaram a vida de muitos há opções: ir à caça de discos (alguns até já foram remasterizados e foram gravados em CD) desta época e cantar junto até cansar e ficar rouco, e ainda, visitar o Playcenter e lembrar onde cada um destes brinquedos antigos estavam.Sinceramente? Isto faz tão bem para a mente e para o coração.

Que saudade de ser Fera Neném!

APRESENTAÇÃO

A partir de agora você vai entrar na mais completa aventura nostálgica de todos os blogs e sites já criados. Abordaremos diversos assuntos do final da década de 70 e dos anos 80. Você recordará momentos alegres de sua infância e adolescência, tais como: brincadeiras, seriados, comerciais de TV (ou reclames se preferir...rsrs), brinquedos, figurinhas, filmes, desenhos, artistas, músicas, esportes etc.

Você que tem menos de 18 anos, provavelmente, nunca ouviu falar dos assuntos mencionados neste site. Talvez até tenha lido algo a respeito, mas, infelizmente, não vivenciou momentos tão felizes e inesquecíveis como nós, "oitentistas".
Quer uns exemplos? Já usou um kichute? Ou então, brincou com o iô-iô da coca-cola? Vestiu uma calça UsTop? Assistiu o clipe "thriller", quando o Michel Jackson ainda era negro? Chorou quando o Paolo Rossi marcou 3 gols e desclassificou a Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1982? Usou avental branco e calça de tergal azul marinho na escola?

Não??????Então navegue neste blog e veja alguns momentos divertidos e marcantes dessa época. E para você que vivenciou esses anos, vale a pena relembrar os inesquecíveis os anos 70/80...

Divirtam-se!!!

Ricardo.