segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

GULOSEIMAS

Qual o doce que você mais gostava??

Um ícone dos 80's era o DIPN'LIK, lembram? Aquele pirulito que vinha num pacotinho junto com um pó açucarado colorido. Você mergulhava a bala nele e era só saborear. Tinha de vários sabores: cereja, laranja e uva.

E do Pirocóptero? O próprio nome ja revela: pirulito com helicóptero. Você chupava o pirulito e depois brincava com o palito e a hélice. Colocava-o entre as mãos e as esfregava para que ele saisse voando. Brinquedo simples mas que todos gostavam.

Lembram da raspadinha? Geralmente era vendida nas feiras. O vendedor raspava o bloco de gelo, colocava os pedacinhos num copo plástico e o enchia com groselha.

Quem já se engasgou com uma bala soft? Era tão lisa que as vezes não tinha jeito, entalava na goela. Lembro que um dia minha mãe ficou desesperada e começou a bater em minhas costas..rs

E daquele sorvete de massa fabricado na hora? A máquina transformava o líquido colorido em sorvete, você escolhia o sabor e o sorveteiro abria a torneira da garrafa correspondente. Em alguns segundos o sorvete saia pelo tubo direto para a casquinha.

Também lembro daqueles suquinhos coloridos que eram vendidos nas feiras e que vinham dentro de uma embalagem plástica transparente em formato de animais, carrinhos entre outros.

Recordam dos famosos cigarrinhos de chocolate da Pan? Na embalagem o menino segurava o chocolate entre os dedos como se fosse um cigarro. Isto gerou polêmica e fez com que a Pan alterasse a foto para um menino fazendo sinal de positivo.

Tinha também os chocolates em forma de moeda, lembram? Vinham embrulhados num papel dourado dentro de uma embalagem de papelão em formato de tubo

Falando em chocolate, lembram do Lollo, do Kri, do Surpresa (com figuras de animais), do chokito?

E das bolachas dos Monstrinhos Creck? Vinham com um pedaço faltando que simulava a mordida de um monstro.

Quem já não comeu um delicioso lanchinho Mirabel no intervalo escolar?

Lembram do chocolate Galak? Na embalagem tinha o desenho de um animalzinho segurando um copo de leite. No comercial um garoto sentado num banquinho simulava a ordenha de uma vaca. Ao sair, o balde estava cheio de Galak.

Vocês se lembram dos "gelinhos"? Alguns conheciam como "suquinhos", outros como "geladinhos". Eram saquinhos plásticos finos e compridos, enchidos com algum tipo de líquido, geralmente, ki-suco ou groselha e congelados para que se transformassem em picolés. Com o sucesso das vendas as indústrias lançaram o "gelito".

Recordam dos chicles de bola Ploc Monsters? Aqueles que vinham com figurinhas de monstros alienígenas. Era divertido colecionar.

E das balas juquinha, das jujubas, da paçoca amor, dos dadinhos da Dizioli, do mentex, do mini chicletes, do doce de abóbora em forma de coração, da maria mole, das pipocas e tantos outros doces que deixaram saudades.

2 comentários:

cleide disse...

me emocionei muito ao relembrar os anos 80, pois foram os anos mais felizes de minha vida, momentos doces e inocentes que não voltam mais.parabens . ricardo

Lidiane Fenerich disse...

Nossa, eu amava comer a bolacha do monstrinho creck!! Parabéns pelo blog, vou segui-lo, é muito bem feito e de muito bom gosto!!